1. Conhece-te a ti próprio enquanto Consultor Imobiliário
Faz uma autoavaliação e desenvolve os seguintes pontos:
- A tua missão – o teu motivo para estares a atuar no mercado imobiliário, respondendo a “o quê” e “para quem?”;
- A tua visão – o que desejas alcançar a longo prazo com a tua missão, respondendo “para onde?”;
- Resumo executivo – uma ou 2 frases que resumam o que fazes.
2. Analisa o mercado que trabalhas ou pretendes trabalhar
É importante analisar o mercado em que trabalhas ou pretendes trabalhar. Faz estudos de mercado focados na tua área de interesse, a fim de compreender a dinâmica local e repensar as métricas do teu negócio. Não percas tempo a analisar dados nacionais, centra-te no local para entender a dinâmica do mercado e as oportunidades que podem ser aproveitadas.
É essencial analisar quem são os concorrentes no mercado e identificar as tendências gerais (média do tempo de venda – tempo de absorção – valor médio do asking price), oportunidades, saturação de mercado e lacunas na concorrência local.
3. Identifica o teu público-alvo
Para preencher as necessidades do mercado, é importante que faças uma autoavaliação das tuas competências e como elas se adequam às necessidades do mercado. Isso irá ajudar a identificar os teus potenciais clientes.
Em seguida, cria a persona do teu cliente ideal, com base em dados sobre o comportamento e as características do teu mercado local, para adaptar as tuas estratégias de negócio.
4. Conduz uma análise SWOT ou em português FOFA.
A análise SWOT (na sigla em inglês, também conhecida em português como FOFA) é uma técnica de planeamento estratégico que envolve a identificação das Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças do teu negócio. Esta análise ajuda a identificar a tua situação atual e a desenvolver um plano estratégico para alcançares os teus objetivos.
Forças e Fraquezas são fatores internos que dependem de ti, enquanto Oportunidades e Ameaças são fatores externos que tu não controlas.
5. Estabelece os teus objectivos – SMART
Nesta secção do teu plano, irás definir os objetivos do teu negócio, sejam eles financeiros, de expansão ou outros que consideres importantes.
Usa a tua análise SWOT/FOFA para definires objetivos mensuráveis e avalia-os periodicamente. Os objetivos devem ser SMART: específicos, mensuráveis, atingíveis, relevante e com tempo limite.
Exemplos de objetivos podem incluir: volume de faturação, número de transações, leads/contatos a serem obtidos num período específico, contratação de um assistente e conclusão de tarefas de alta rentabilidade (horas de prospeção, nº de chamadas, nº de primeiras reuniões com proprietários, etc.)
6. Planeamento Financeiro
Nesta secção, o objetivo é fazer o planeamento financeiro do teu negócio. Embora possa parecer complicado, as métricas trabalhadas anteriormente ajudarão a simplificar o processo. É importante teres em conta:
- Todas as tuas despesas operacionais (custos com o marketing, custos de deslocação, investimento em ferramentas de captação de leads, etc.);
- Cálculo do número de transações necessárias para atingir os objetivos estabelecidos.
Se estás a começar e ainda não tens despesas definidas, esta é uma oportunidade para definires o teu orçamento.
DICA: é aconselhável separar o dinheiro pessoal do dinheiro que será utilizado no teu negócio, e caso os ativos iniciais não acompanhem os custos, será necessário ajustar a estratégia até que ambos estejam alinhados.
7. Revê o teu Plano de Negócios e avalia
Será importante rever periodicamente o teu plano e avaliar como está a decorrer e se as estratégias que escolheste estão alinhadas com os teus objetivos.
No próximo artigo vou dar-te algumas dicas extra para um Plano de Negócios de sucesso.

One reply on “7 Passos para a construção do teu Plano de Negócios – 2ª Parte”
Olá , gostei Ana Sousa muito bom.