Redes Sociais e as suas principais funções em 2023

Redigido por Victor Macedo
30 de Junho de 2023

As redes sociais são meios principais de comunicação, interação, compra e venda no meio digital. Através delas, conseguimos alcançar os nossos clientes de forma rápida, abrangente e com menores custos.

No entanto, é importante conhecermos as funções que cada aplicação tem a oferecer para aproveitar ao máximo essas ferramentas.

Com as atualizações de pesquisa feitas em abril deste ano pela Meltwater, podemos ver as redes sociais mais usadas no mundo atualmente.

Acima podemos ver que pelo menos 1/4 da população mundial utiliza redes sociais, e entre as 4 principais destacam-se o Facebook, YouTube, WhatsApp e Instagram. Vamos agora conhecer cada uma dessas redes, as suas principais funções e como podem ajudar o nosso negócio.

WhatsApp

Com 2 bilhões de utilizadores ativos, o WhatsApp é a aplicação de mensagens mais usada no mundo. O seu estatuto de rede social deve-se à sua função Stories, que permite que as pessoas interajam e partilhem informações publicamente, promovendo a interação social.

Para uso profissional, o WhatsApp possui uma versão chamada WhatsApp Business, que é uma ferramenta útil para pequenas e médias empresas que desejam comunicar-se com os clientes de forma mais eficiente e profissional, oferecendo também um canal de atendimento ao cliente conveniente e acessível

O WhatsApp começou como uma alternativa ao SMS. Nosso produto agora oferece suporte ao envio e recebimento de uma variedade de mídias: texto, fotos, vídeos, documentos e localização, assim como chamadas de voz. […]. Por trás de cada decisão de produto, existe nosso desejo de possibilitar que as pessoas se comuniquem em qualquer lugar do mundo sem barreiras.

WHATSAPP

Além das funcionalidades oferecidas pelo WhatsApp comum, o WhatsApp Business possui ferramentas extras que auxiliam na comunicação, gestão, compra e venda de produtos através da aplicação, transformando-a numa loja de pronto atendimento.

No entanto, a função principal do WhatsApp ainda é a comunicação rápida e direta entre as pessoas, sendo a melhor aplicação para interagir com os clientes.

Instagram

Com também 2 bilhões de utilizadores ativos, o Instagram é uma rede social em crescimento, gratuita para compartilhar fotos e vídeos, capaz de gerar interação para a sua marca. Nele, também é possível seguir utilizadores, gostar, comentar e partilhar publicações, além de dispor de várias funcionalidades, como Lives, Stories, Reels, etc.

Conforme o Instagram evoluiu, vocês mostraram que existem possibilidades infinitas de compartilhar o mundo à nossa volta. Sua criatividade, curiosidade e humor nos inspiram e moldam o futuro. Vamos continuar assim!

INSTAGRAM

A aplicação oferece três tipos de perfil: Pessoal, Comercial e Criador. Todas as contas do Instagram começam como perfis Pessoais por padrão. No entanto, para uso comercial, podemos converter um perfil Pessoal num perfil Comercial ou de Criador a qualquer momento. Os perfis Comerciais e de Criador possuem ferramentas adicionais para uma gestão mais profissional dos conteúdos postados na rede.

O Instagram posiciona-se como uma rede social de visibilidade, similar a uma montra, onde a exibição e entrega de conteúdo são as suas principais funções, tornando-a uma plataforma totalmente visível para produtos e pessoas.

Youtube

Sendo a segunda rede social mais usada no mundo, o YouTube é uma plataforma online que permite a criação e consumo de conteúdos em vídeo via streaming.

Por ser uma plataforma de vídeos longos, o utilizador tem a capacidade de explorar e aprofundar qualquer tipo de conteúdo naquele espaço disponível, apresentar melhor os produtos e suas funcionalidades, além de poder construir uma comunidade com os fãs de determinado assunto, através das subscrições nos canais e comentários do público acerca dos vídeos.

Nossa missão é dar voz a todos e mostrar-lhes o mundo. Acreditamos que todos merecem ter voz e que o mundo é um lugar melhor quando ouvimos, compartilhamos e construímos uma comunidade por meio de nossas histórias.

YOUTUBE

A plataforma tem sido utilizada como palco para demonstração de conhecimento e entretenimento, exibição de ideias, inovação, cultura e outros assuntos, tornando-a o canal necessário para o fortalecimento de marca através dos conteúdos gerados e criação de autoridade para empresas e pessoas.

Facebook

Se compararmos com todas as outras plataformas sociais, o Facebook ainda é a maior, com mais de 2,9 bilhões de utilizadores ativos no mundo, o que o torna a rede social mais utilizada.

Segundo a própria empresa dona da plataforma, a Meta, o seu algoritmo oferece uma melhor interação do utilizador com a sua rede de contactos.

O Feed de Notícias é a principal forma de receber atualizações sobre os seus amigos, familiares e tudo o que importa para você. Também é o principal local para conversar com as pessoas de que você gosta.

META

Assim, podemos ver que o Facebook ainda tem como objetivo principal o relacionamento entre as pessoas, tornando-o uma ótima rede de contactos e interação social.

Para uso comercial, o Facebook oferece às Páginas um conjunto completo de ferramentas de gestão dessa interação através do Meta Business Suite, que permite o controlo geral dos utilizadores ligados à rede, não apenas do Facebook, mas também do Instagram e do WhatsApp Business, fortalecendo os produtos que a Meta possui e proporcionando um melhor controlo do negócio para o cliente.

As redes sociais como canal para atrair clientes

Devemos ver as redes sociais como um novo sítio para atrair novos clientes. A nossa sociedade tem aderido cada vez mais aos meios digitais, e essa adesão aumentou após a pandemia, fazendo com que o encontro de pessoas através da internet seja cada vez maior. Utilizar as redes sociais de acordo com as suas funções principais é o caminho mais correto para alcançar os seus objetivos.

Não há crescimento de marca atualmente que não passe pela internet e pelas redes sociais. Por isso, no seu próximo Plano de Negócios, planeie o uso dessas e outras redes, alinhadas a ações offline, para criar uma interação entre os meios e alcançar melhores resultados.


Sabia que a C21 Serrurbana oferece
formação para as redes sociais?
Sabe mais aqui!

Redes Sociais, Facebook, Instagram, Interação, Interação Social, Perfil Pessoal, Principais Funções, Whatsapp, Whatsapp Business, Youtube

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Política de Privacidade e Uso de Cookies

Este site utiliza cookies essenciais e tecnologias para garantir seu funcionamento, melhorar sua experiência e oferecer conteúdos personalizados. Estamos comprometidos com a proteção de seus dados pessoais, em conformidade com o RGPD. Você pode gerenciar suas preferências de cookies nas configurações do seu navegador. Para mais detalhes, confira nossa Definições de Privacidade.


Declinar