Uma presença online poderosa é essencial para consultores imobiliários, pois proporciona maior visibilidade, constrói confiança, permite fazer marketing mais específico, possibilita interação com clientes e seguidores e ajuda a destacar-te da concorrência.
1. Utiliza as Redes Sociais
Este primeiro ponto parece algo óbvio, mas a realidade é que é necessário fazer uma escolha estratégica das redes sociais onde vais estar presente.
Identifica as Plataformas mais relevantes para o teu público-alvo: No caso de Portugal, o Facebook, Instagram e Youtube são bastante populares, mas considera também o LinkedIn para networking profissional. Uma menção especial para o Whatsapp que tem um papel muito importante na tua relação com os teus contactos.
Conteúdo Visual Atraente: Partilha fotos e vídeos de alta qualidade dos imóveis que tens em carteira. Usa as stories do Instagram e transmissões ao vivo para mostrar imóveis em tempo real.
2. Produz Conteúdo de Qualidade
Informações úteis: Cria posts com informações de valor para os teus clientes sobre o mercado imobiliário, dicas para compradores e vendedores, guias de investimento , tendências do setor, etc.
Vídeos Explicativos: Grava vídeos curtos a explicar os processos imobiliários, como compra, venda e financiamento. Esses vídeos podem ajudar a simplificar informações complexas para os clientes e fazer com que sintam mais confiança em ti para te abordarem.
3. Lista de E-mails e Newsletter
Para que este ponto seja possível de ser executado, é necessário teres uma base de dados desenvolvida, onde colocas todos os teus contactos. Mesmo que estejas no início, ao longo do tempo vais adicionando mais contactos.
Newsletter Regular: Envia newsletters mensais com conteúdo relevante, como atualizações do mercado, dicas para casa, decoração e destaques de imóveis.
É importante a comunicação com o cliente ser feita por vários meios, por e-mail inclusive, mas lembra-te, não envies newsletters em excesso.
4. Marketing de Conteúdo nas Redes Sociais
Variedade de Conteúdo: Além de mostrares as tuas angariações, partilha curiosidades sobre as localidades que trabalhas, vídeos de tours pelos imóveis, entrevistas com especialistas e informações sobre tendências do mercado.
Histórias dos Clientes: Partilha histórias de sucesso de clientes que compraram ou venderam a sua casa contigo. Vai ajudar a humanizar a tua marca pessoal.
Conteúdos sobre o Dia a Dia: Partilha vídeos curtos e/ou fotografias que mostrem o teu quotidiano como consultor imobiliário. Mostra reuniões com clientes, visitas a imóveis, etc. Mostra a tua marca pessoal da forma mais autêntica.
Bastidores dos Negócios: Dá uma visão dos bastidores do teu trabalho. Mostra como realizas a preparação de um imóvel para visitas, uma reunião importante ou como fazes pesquisas de mercado, etc.
5. O Poder do Feedback
O que fazes quando queres ir a um restaurante? e a um hotel? Vês o feedback de outras pessoas que já frequentaram e experienciaram os serviços deles. Para um consultor imobiliário é igualmente necessário que exista feedback de quem já trabalhou contigo, de forma a atrair futuros clientes.
Feedback Escrito: Pede aos teus clientes para deixarem uma avaliação sobre o teu trabalho nas tuas redes sociais, onde a reputação online é crucial.
Vídeos de Feedback: Se possível, pede aos clientes para gravarem um vídeo sobre a experiência de trabalhar contigo. Podem gravar o vídeo e enviar para ti, ou tu mesmo gravares um vídeo com os teus clientes. Vídeos são poderosos para construir confiança.
6. Interagir com o Público
Respostas Rápidas: Responde prontamente a mensagens e comentários nos teus posts. Demonstrar atenção aos detalhes e interesse pelos clientes é fundamental.
Questionários e Perguntas: Usa recursos como questionários, perguntas e sondagens nas redes sociais para envolver os teus seguidores, faz com que eles se sintam parte da conversa e da comunidade. É essencial para que conheças cada vez melhor o público que te segue e as suas preferências.
7. Colaborações e Parcerias Online
Parcerias Estratégicas: Colabora com outros profissionais, como designers de interiores, fotógrafos ou intermediários de crédito, para oferecer conteúdo de valor aos teus seguidores. Estas parcerias também podem expandir a tua base de seguidores.
Participação em Grupos: Participa em grupos online de profissionais do setor imobiliário, onde podes partilhar conhecimentos e aprender com outros colegas. Participa também em grupos da zona que trabalhas, para poderes fazer parte da vida da tua comunidade.
8. Análise de Dados e Ajustes Constantes
Métricas de Redes Sociais: Acompanha métricas como alcance, engajamento e crescimento de seguidores nas redes sociais. Isso ajuda a entender o que está a funcionar e o que é necessário ser ajustado.
Microsoft Excel Personalizado: Cria folhas para monitorizar métricas específicas, como leads gerados, conversões e interações nas redes sociais. Isto irá ajudar-te a entender o progresso das tuas estratégias de marketing digital e a ajustar abordagens conforme necessário.
Em conclusão
Lembra-te que, à medida que implementas essas estratégias, é importante manter a consistência e a autenticidade nas tuas interacções online. Construir uma presença online sólida leva tempo, mas os esforços valerão a pena, pois vais estabelecer a tua credibilidade e atrair um público engajado que mais rapidamente será teu cliente ou falará do teu trabalho ao seu círculo de influência.
É necessário perceberes quais os teus objetivos a nível comercial e de marketing, para que desta forma consigas construir uma boa estratégia, que deve ser trabalhada ao longo dos meses.
Na Century 21 Serrurbana temos um serviço exclusivo de Consultoria de Marketing Imobiliário, e damos formação sobre as várias redes sociais, incluindo Facebook, Instagram, Whatsapp Business e Youtube. De forma a levarmos os nossos consultores ao sucesso.

