Férias sem preocupações: Dicas para Consultores Imobiliários

Férias sem preocupações: Dicas para Consultores Imobiliários

Redigido por Ana Sousa
7 de Agosto de 2024

As férias são um momento essencial para o descanso e o bem-estar de qualquer profissional. No entanto como Consultor Imobiliário, muitas vezes ir de férias pode ser uma verdadeira dor de cabeça!

As férias para quem vive do seu próprio negócio, é motivo de preocupação devido à necessidade de manter os negócios ativos durante a sua ausência. Neste artigo, vou explorar algumas estratégias para poderes desfrutar das tuas férias sem comprometer a produtividade dos teus negócios. Irei também apresentar algumas das melhores aplicações disponíveis para te ajudar neste processo.

Antes de iniciar as férias, é fundamental que faças um planeamento cuidadoso para garantir que tudo estará organizado durante a tua ausência. É essencial definir o período de férias com antecedência e comunicar aos teus clientes e colegas de trabalho sobre o período em que estarás ausente. Além disso, é importante agendar atividades e compromissos de forma a que não se sobreponham ao teu período de férias.

Graças ao avanço da tecnologia, existem várias aplicações úteis que te podem ajudar a gerir os teus negócios remotamente. Selecionei algumas aplicações que na sua versatilidade e facilidade de utilização, podem ser uma grande ajuda.

  • Trello: é uma aplicação com acesso através de qualquer dispositivo com ligação à internet. Com uma interface intuitiva e simples, permite que organizes tarefas através da criação de painéis com listas e cartões de: imóveis, clientes e outras informações relevantes para o teu trabalho. Podes personalizar os painéis de acordo com as tuas necessidades específicas e acompanhar o estado das atividades, definir prazos e lembretes para que nunca te esqueças de nada. Permite compartilhar os painéis com colegas ou clientes quando necessário e, criar fluxos de trabalho personalizados para acompanhar o progresso das leads e negociações. Desta forma manténs o acompanhamento do processo em que cada cliente se encontra. A Trello pode ser integrada com outras ferramentas como o Google Drive, Dropbox e calendários, o que facilita a importação e sincronização de informação.
  • Evernote: Ideal para fazer anotações rápidas, capturar imagens de documentos importantes e organizar informações essenciais. É uma ferramenta útil para o acesso rápido a dados relevantes durante a tua ausência. Funciona em vários dispositivos e sincroniza automaticamente, permitindo que acedas às tuas informações importantes em qualquer lugar e em qualquer altura. Esta aplicação, tem uma função de pesquisa avançada que te permite encontrar rapidamente notas ou informações especificas relacionadas a imóveis clientes ou negócios em curso. Assim como a Trello, podes compartilhar notas e arquivos com clientes e colegas, o que torna a colaboração e troca de informações mais eficientes, como também permite que cries listas de tarefas e lembretes.
  • Google Workspace: Uma ferramenta versátil que na verdade é um conjunto de aplicações, como o Gmail, Google Agenda e Google Drive. O Gmail permite uma gestão eficiente do email profissional; o Google Drive, possibilita o armazenamento e partilha segura de documentos e ficheiros; o Google Agenda, ajuda a manter as atividades organizadas e agendadas; e ainda o Google Meet, que permite realizar videochamadas e reuniões virtuais com clientes ou colegas, sem necessidade de deslocação física.
  • WhatsApp Business: Uma versão profissional do WhatsApp que te permite comunicar com clientes e colegas de trabalho mesmo estando ausente. Com a funcionalidade de respostas automáticas, podes enviar mensagens personalizadas a informar que estás temporariamente ausente e indicar o contacto de quem esteja a assegurar o teu trabalho a tarefas. Além disso, a aplicação oferece a possibilidade de configurar um catálogo de imóveis com fotografias e informações detalhadas, facilitando a partilha de opções disponíveis com os interessados, mesmo durante o período de férias. O WhatsApp Business também torna a tua comunicação mais organizada, possibilita que cries etiquetas e categorias para organizar os diferentes contactos e conversas, o que facilita identificar e responder a pedidos específicos relacionados com o teu negócio.

Durante as férias, é importante que possas contar com uma equipa confiável a quem seja possível delegar algumas das tuas tarefas, por exemplo, colegas que fiquem responsáveis por visitas aos teus imóveis, apoio aos teus clientes, ou outros temas que devidamente identificados, possam ser passíveis de resolver por colegas ou alguém dentro da estrutura da tua agência. Com o auxílio das aplicações mencionadas acima, ou de sistemas que disponhas na tua agência para gerir o fluxo de trabalho, é possível delegar tarefas garantindo que o  teu negócio continua a funcionar sem problemas durante a tua ausência.

A presença online é fundamental para manteres a tua marca pessoal e o teu negócio ativo, mesmo durante as férias. Podes utilizar aplicações como:

  • Buffer permite que agendes previamente as tuas publicações nas redes sociais de forma a manter a tua presença online consistente, partilhando informações sobre imóveis, dicas e conteúdo relevante para os teus potenciais clientes.
  • Hootsuite tal como com o Buffer, com esta ferramenta, consegues programar previamente conteúdos interessantes que queiras partilhar nas tuas redes sociais de forma a manter a tua presença ativa. Além disso, o Hootsuite possibilita monitorizar o desempenho das tuas publicações, o envolvimento dos utilizadores e as interações nas redes sociais, o que te permite fazer uma análise do impacto das tuas estratégias mesmo enquanto estiveres ausente, o que te possibilita ajustar as tuas estratégias no regresso ao trabalho.

Antes de partir de férias, é essencial estabelecer protocolos para lidar com situações de urgência ou emergência. Nomear um colega de confiança ou alguém da estrutura como ponto de contato para os clientes durante a tua ausência, é uma forma de garantir que situações urgentes são devidamente resolvidas e acompanhadas.

Desfrutar de férias enquanto manténs o teu negócio ativo é possível com um bom planeamento e o uso adequado das aplicações tecnológicas disponíveis. Com o apoio das ferramentas certas e a colaboração de colegas de trabalho, podes e deves usufruir do teu merecido descanso, sem comprometer a qualidade do serviço que prestas aos teus clientes.

Aproveita o poder da tecnologia para alcançar um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e manter o sucesso da tua carreira.

Redes Sociais, Aplicações, Clientes, Férias, Presença Online, Tarefas, Colegas, Delegar Tarefas, Google, Manter Presença, Negócio

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Política de Privacidade e Uso de Cookies

Este site utiliza cookies essenciais e tecnologias para garantir seu funcionamento, melhorar sua experiência e oferecer conteúdos personalizados. Estamos comprometidos com a proteção de seus dados pessoais, em conformidade com o RGPD. Você pode gerenciar suas preferências de cookies nas configurações do seu navegador. Para mais detalhes, confira nossa Definições de Privacidade.


Declinar